sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Leitura

De repente naveguei
Como o pirata da perna de pau
Num instante me encontrei
Defendendo jacaré no pantanal

Em seguida eu vivi
Uma história de amor ao luar
Cada dia uma aventura
A leitura faz a gente viajar

É bom voar nas asas da imaginação
É alimentar o corpo, a mente e o coração (Bis)

Lendo a gente pode ser
Tudo aquilo que a gente sonhar
Se conhece o mundo inteiro
Sem ao menos sair do lugar

Conhecemos as pessoas
E o que existe entre o céu e o mar
E numa lição de vida
Aprender pra depois ensinar

Xuxa

fonte:Google

5 comentários:

  1. Queridas!!

    Esta atividade é referente ao módulo 2 - unidade 2, em que foi solicitado a escolha de uma letra e após prucurar no youtube o clip? se for esta faltando a última parte da atividade que é justificar o motivo da escolha da letra/música.
    Aguardo complementação da atividade o último dia de ficou para 4F (17/11).
    um forte abraço
    Zezé
    Tutora Pedagógica.

    ResponderExcluir
  2. Querida Zezé,
    A escolha da música se refere ao que a leitura nos significa verdadeiramente.Ela nos faz viajar, imaginar, sonhar.Cada dia é uma aventura diferente.

    ResponderExcluir
  3. Queridas, primeiramente agradeço pelo grupo ter complementado a atividade,assim ela contemplou a solicitação.
    Para mediar a atividade do grupo, busquei no texto proposto o seguinte: Para Mitizi Miranda " não há como expulsar as emoções de qualquer experiência de leitura, visto que nos identificamos em maior ou menor grau com o que estamos lendo"(p.3).Assim como mediadoras de leitura, a delicadeza da escolha da leitura aqui pensando nos nossos leitores que vai ajudar, motivar a ler e como vocês expôem- viajar,sonhar..."

    Um abaço carinhoso a vocês,
    Zezé
    Tutora Pedagógica

    ResponderExcluir
  4. Colegas, em resposta à solicitação do curso, faço a tarefa abaixo:

    Conversa entre uma gaúcha e uma carioca.

    Gaúcha: - Bah, tu chegaste a ver que o fulano (gaúcho) foi pilchado na festa?
    Carioca: – Ah… não, não vi. Mas que coisa! Coitado, por que fizeram isso com ele?
    Gaúcha: – Hum… tu não sabes o que é pilchado, né?
    Carioca: – Não…
    (Para quem mais possa achar isso estranho: Pilcha é a indumentária gaúcha tradicional, utilizada por homens e mulheres de todas as idades [Wikipedia]. Logo, quem anda de pilcha, está pilchado.)
    Rúbia Porto

    ResponderExcluir
  5. Colegas!
    O texto abaixo corresponde a tarefa da semana sobre o texto:Brincando com as palavras.

    Possibilidades de trabalhar com Poesias nos Anos Iniciais.

    Para desenvolvermos um trabalho de mediadores de leitura precisamos buscar atividades diversificadas que incentivem às práticas de leitura nas diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. O trabalho com poesia na infância inicia-se com as cantigas de ninar as quais são poesias orais passadas de geração para geração. Assim se propicia a formação de leitores de poesia.
    É importante para as crianças brincarem com as palavras e cultivarem o gosto pela leitura desde a infância para que no futuro isto se torne um hábito. O gosto pela leitura começa quando elas passam a ouvir de seus pais histórias e então viajam no mundo da imaginação. Na escola os professores tendem a fazer com que esse hábito se perpetue.Mas nem sempre é assim, existem casos em que a escola é o primeiro contato da criança com a leitura. Estes alunos devem ter uma atenção especial.
    Nosso fazer pedagógico nos Anos Iniciais deve estar pautado no trabalho com poesias sem uma preocupação com o entendimento das mesmas. O que importa é a fantasia, a imaginação, a viagem que a poesia proporcionará para as crianças.
    Utilizar parlendas, tirinhas, adivinhas, também agrada aos educandos menores pelo bom-humor que contém.
    É importante a participação dos pais na brincadeira com a poesia sem a preocupação com a interpretação e o entendimento. Porém, sabemos que muitos deles, não têm acesso a livros, jornais, revistas e outros recursos que estejam ligados à leitura. Nosso papel enquanto educador é mesmo que não tenhamos a participação dos pais, aproximar a criança à oralidade e ao ritmo.
    Uma possibilidade de trabalhar com poesia nos Anos Iniciais é buscar atividades com os poemas musicados. Eles fazem a criança viajar, sonhar e de uma maneira muito divertida, como se fosse uma brincadeira.
    Devemos ter o cuidado de escolher leituras interessantes que chamem a atenção do aluno e ele volte a procurar novas leituras.

    ResponderExcluir