terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A importância de brincar com as palavras.

Desde cedo cedo devemos levar ao conhecimento das crianças à leitura.
As rimas, trocadilhos, adivinhas e músicas são facilmente compreendidas no mundo infantil.
A partir daí deve começar os primeiros contatos das crianças com a leitura.
Para elas será uma "brincadeira". Pequenos poemas muitas vezes sem rima mero jogo de palavras.
O conto de estórias iniciado com os pais e irmãos em casa faz com que a criança já chegue na escola com seu baú do mundo da imaginaginação repelto para compartilhar com os colegas.
Mas nem sempre é assim por isso cabe aos professores de pré-escola e séries iniciais fazer este contato mais intimo entre os alunos e a leitura.
As cantigas, os jogos e a poesia infantil seriam um bom começo, uma brincadeira que acaba se tornando um hábito muito importante para toda vida escolar desta criança.
Os professores de séries iniciais devem estar bem preparados e a escolha da qualidade do material que será apresentado a essas crianças deve ser bem seletivo. Pois este professor é quem vai dar a base inicial neste trabalho de iniciação a leitura, que para as crianças é apenas uma brincadeira.
Segundo Helber pinheiro há no mercado excelentes obras sugerindo modos de aproximar a criança da poesia basta saber utilizá-los.

Um comentário:

  1. Olá Pessoal,

    Muito bom,o texto transita entre como motivar, apresentar o mundo da leitura as crianças,o contexto familiar que muitas crianças estão inseridas que não possibilita este contato e a responsabilade do professor nesta mediação entre a leitura e seu leitor.

    Um abração,
    Zezé

    ResponderExcluir