Possibilidades de trabalhar com Poesias nos Anos Iniciais.
Para desenvolvermos um trabalho de mediadores de leitura precisamos buscar atividades diversificadas que incentivem às práticas de leitura nas diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. O trabalho com poesia na infância inicia-se com as cantigas de ninar as quais são poesias orais passadas de geração para geração. Assim se propicia a formação de leitores de poesia.
É importante para as crianças brincarem com as palavras e cultivarem o gosto pela leitura desde a infância para que no futuro isto se torne um hábito. O gosto pela leitura começa quando elas passam a ouvir de seus pais histórias e então viajam no mundo da imaginação. Na escola os professores tendem a fazer com que esse hábito se perpetue.Mas nem sempre é assim, existem casos em que a escola é o primeiro contato da criança com a leitura. Estes alunos devem ter uma atenção especial.
Nosso fazer pedagógico nos Anos Iniciais deve estar pautado no trabalho com poesias sem uma preocupação com o entendimento das mesmas. O que importa é a fantasia, a imaginação, a viagem que a poesia proporcionará para as crianças.
Utilizar parlendas, tirinhas, adivinhas, também agrada aos educandos menores pelo bom-humor que contém.
É importante a participação dos pais na brincadeira com a poesia sem a preocupação com a interpretação e o entendimento. Porém, sabemos que muitos deles, não têm acesso a livros, jornais, revistas e outros recursos que estejam ligados à leitura. Nosso papel enquanto educador é mesmo que não tenhamos a participação dos pais, aproximar a criança à oralidade e ao ritmo.
Uma possibilidade de trabalhar com poesia nos Anos Iniciais é buscar atividades com os poemas musicados. Eles fazem a criança viajar, sonhar e de uma maneira muito divertida, como se fosse uma brincadeira.
Devemos ter o cuidado de escolher leituras interessantes que chamem a atenção do aluno e ele volte a procurar novas leituras.