terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Possibilidades de trabalhar com Poesias nos Anos Iniciais.

Possibilidades de trabalhar com Poesias nos Anos Iniciais.

Para desenvolvermos um trabalho de mediadores de leitura precisamos buscar atividades diversificadas que incentivem às práticas de leitura nas diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. O trabalho com poesia na infância inicia-se com as cantigas de ninar as quais são poesias orais passadas de geração para geração. Assim se propicia a formação de leitores de poesia.
É importante para as crianças brincarem com as palavras e cultivarem o gosto pela leitura desde a infância para que no futuro isto se torne um hábito. O gosto pela leitura começa quando elas passam a ouvir de seus pais histórias e então viajam no mundo da imaginação. Na escola os professores tendem a fazer com que esse hábito se perpetue.Mas nem sempre é assim, existem casos em que a escola é o primeiro contato da criança com a leitura. Estes alunos devem ter uma atenção especial.
Nosso fazer pedagógico nos Anos Iniciais deve estar pautado no trabalho com poesias sem uma preocupação com o entendimento das mesmas. O que importa é a fantasia, a imaginação, a viagem que a poesia proporcionará para as crianças.
Utilizar parlendas, tirinhas, adivinhas, também agrada aos educandos menores pelo bom-humor que contém.
É importante a participação dos pais na brincadeira com a poesia sem a preocupação com a interpretação e o entendimento. Porém, sabemos que muitos deles, não têm acesso a livros, jornais, revistas e outros recursos que estejam ligados à leitura. Nosso papel enquanto educador é mesmo que não tenhamos a participação dos pais, aproximar a criança à oralidade e ao ritmo.
Uma possibilidade de trabalhar com poesia nos Anos Iniciais é buscar atividades com os poemas musicados. Eles fazem a criança viajar, sonhar e de uma maneira muito divertida, como se fosse uma brincadeira.
Devemos ter o cuidado de escolher leituras interessantes que chamem a atenção do aluno e ele volte a procurar novas leituras.

Um comentário:

  1. Olá Pessoal!

    O grupo de maneira clara argumenta sobre a inserção da criança no ato de ler, como devemos elaborar as atividades, voltada para a motivação, o prazer e a ludicidade. Desta maneira o grupo exemplifica diferentes possibilidades de trabalho com poesias nas sérias inicias, como exemplo as cantigas de ninar que são poesia que são passadas de geraçaõ em geração. Poderia aqui pontuar outras diversar contribuições que o grupo aponta. parabéns.
    um forte abraço,
    Zezé

    ResponderExcluir